domingo, 31 de agosto de 2008

Juízo de valores

Minha querida:
Fatos algo raro para serem testemunhados em uma só manhã de domingo. Fria manhã de pouco, ou quase nenhum sol, sacudida por um ventinho polar que aumentava a vontade de não querer despertar. Contudo, a lembrança de uma média quente com pão e manteiga, queijo branco, suco natural de laranja, uma broa de milho e geléia de frutas vermelhas - sonho de consumo de um classe média decadente - terminou por falar mais alto!
E lá fui eu com minha persona de domingo, banho não tomado + dentes mal escovados + moletom roto + tênis velho, rumo à padaria da esquina da rua de cima. Foi lá que tudo aconteceu.
Um casal de agentes de trânsito, em seus uniformes marrom e amarelo, típicos, também concretizava seu sonho burguês.
Os fatos
Fato1 – estranho ver agentes de trânsito trabalhando numa manhã fria, e de domingo.
Fato 2 – o casal foi abordado por uma cidadã que pediu informações profissionais à dupla, e pasme, obteve resposta educada e eficiente; a cidadã partiu satisfeita.
Fato 3 – após consumir dois belos lanches de queijo quente, dois pingados e sei lá mais o que, o casal de agentes de trânsito pediu ao atendente da padaria da rua de cima que “fechasse a conta”; solícito e risonho, o atendente recusou-se dizendo ser “uma cortesia da casa, como de costume”.
Fato 4 – decidida, a jovem e bem-educada agente de trânsito, que trabalhava numa fria manhã de domingo, declinou da cortesia, insistindo em pagar pela concretização de seu sonho burguês, como qualquer cidadão trabalhador brasileiro, honrado, íntegro, ético.
Fato 5 – os dois agentes de trânsito, em seus uniformes marrom e amarelo, típicos, de fato, pagaram com seus próprios soldos pelo que consumiram, como qualquer cidadão brasileiro honrado, íntegro e ético.
As conclusões
1. meu deus, que coisa mais linda!
2. o que deveria ser REGRA, sugere ser EXCEÇÃO.
3. valores, minha querida! Valores...

Um comentário:

Um Anjo me tocou disse...

muito solitario...mas sempre muito observador.